Notícias

DSEI Cuiabá aborda sobre saúde mental e bem-estar nas aldeias indígenas

Visando capacitar os profissionais de saúde, educadores e lideranças locais sobre a importância do acolhimento e o fortalecimento da rede interna de cuidado, além da formação de uma rede de sentinelas, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, realizou nos dias 5, 6 e 12 de agosto, uma importante ação de saúde mental. A iniciativa aconteceu nas aldeias Cravari e Paredão, da etnia Manoki e na aldeia Japuira, da etnia Myky.

De acordo com o psicólogo, Thiago Aiamari Kavopia atividade teve como foco construir um espaço de diálogo sobre questões fundamentais que afetam as comunidades, como depressão, ansiedade, alcoolismo, uso excessivo de celular, bullying e violência doméstica. “Durante a ação discutimos também sobre práticas que poderiam promover a saúde mental e o bem viver nas aldeias, como o fortalecimento da cultura, da coletividade e a prática de atividades esportivas”, detalhou.

O psicólogo explicou ainda que a atividade teve um caráter pedagógico, enfocando o acolhimento, os tipos de transtornos mentais, tratamentos, prevenção e promoção da saúde mental. “Durante as sessões, os participantes trabalharam em grupos para discutir e apresentar questões importantes, propondo também caminhos para lidar com problemas crônicos e os desafios trazidos pela modernidade”.

Esta capacitação em saúde mental proporcionou conhecimento técnico, mas também fortaleceu o senso de comunidade e a capacidade de autogestão das aldeias, incentivando a criação de um ambiente mais saudável e solidário para todos.

Publicado em 19/08/2024